Avançar para o conteúdo

Tudo sobre conectores e tipos de carregadores para carros elétricos

Nos últimos anos, qualquer entusiasta de automóveis que segue inovações técnicas deve ter notado um aumento na popularidade e prevalência de veículos elétricos e híbridos. Isso é facilitado por um aumento na quilometragem entre cargas e uma redução no custo dos veículos “elétricos”. Até que os fabricantes de automóveis tivessem tempo para concordar, eles fabricavam um número bastante grande de tipos de conectores e estações de carregamento. Neste material, propomos compreender a variedade de estações de carregamento para veículos elétricos, tipos de conectores e padrões de carregamento. Vai!

Os veículos elétricos são alimentados por tensão DC, no entanto, eles são carregados a partir de fontes DC e AC. Fontes com corrente contínua são capazes de carregar um veículo elétrico rapidamente, são superpotentes e geralmente são instaladas em postos de gasolina. Esses carregadores usam conectores CHAdeMO e / ou CCS Combo.

Ao carregar veículos elétricos a partir de uma rede de corrente alternada (tais redes estão disponíveis ao público), conversores são instalados no carro, alternando a corrente para corrente contínua, o que limita significativamente a potência de carregamento (máximo de 7,4 kW quando conectado a uma rede de 220 V e 22 kW quando conectado a 380V), esses são os carregadores da estação e vendidos para uso privado. Eles geralmente usam conectores Tipo 1 e Tipo 2.

Tipos de conectores em carros elétricos

Vamos dar uma olhada e descobrir mais sobre cada tipo de conector usado para carregar veículos elétricos:

Type 1 / J1772

Conectores Tipo 1 e Tipo 2, da esquerda para a direita, respectivamente

O tipo mais comum entre os veículos elétricos na Portugal, devido ao fato de que o principal mercado que abastece a Portugal com veículos elétricos usados ​​são os EUA. Este tipo de conector permite carregar o carro a partir de um monofásico 220 V. A potência máxima de carregamento é de 7,4 kW.

Type 2 (Mennekes)

Plugue europeu, mais adequado para uso em residências privadas ou estacionamentos públicos. Permite conectar a uma rede trifásica e carregar um carro com potência de até 22 kW. Uma estação de carregamento com tal conector pode ser considerada universal conectando um cabo com conectores Tipo 2 – Tipo 2 a ela para carregar carros elétricos europeus e trocando o cabo com conectores Tipo 2 – Tipo 1 para carregar carros trazidos dos Estados Unidos, apenas a potência de carga cairá para 7,4 kW.

CHAdeMO

Um homem segura nas mãos conectores CHAdeMO, CCS Combo 2 e Tipo 2 para carregar veículos elétricos

Conector de 2 pinos com corrente constante. Pode ser usado para carregar a maioria dos veículos elétricos japoneses, americanos e alguns europeus. Projetado para uso em poderosas estações de carregamento operando em corrente contínua no modo 4, permitindo que você carregue a bateria de um veículo elétrico em até 80% em 30 minutos (a 50 kW). Projetado para uma tensão máxima de 500 V e uma corrente de 125 A com uma potência de até 62,5 kW.

CCS Combo (Type 1/Type 2)

Um tipo de conector combo que permite o uso de cargas lentas e rápidas. O funcionamento do conector é possível graças à tecnologia de inversor que converte DC em AC. Os veículos com este tipo de conexão podem aceitar velocidades de carregamento até o carregamento mais rápido possível. Os conectores CCS Combo não são iguais para a Europa e os EUA e o Japão: para a Europa há um conector Combo 2 que é compatível com Mennekes, e para os EUA e o Japão um conector Combo 1 que é conectado ao J1772. O carregamento com o CSS Combo é avaliado em 200-500V @ 200A e 100kW. CSS Combo 2 é de longe o tipo de conector mais comum em carregadores rápidos na Europa, junto com o CHAdeMO.

GB/T

Esse padrão é típico para carros fabricados na China e costuma ser conhecido simplesmente como GBT. Visualmente semelhante ao Mennekes europeu, mas tecnicamente não comparável a ele. Existem dois tipos de conectores para este padrão, um para carregamento lento e outro para carregamento rápido.

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em como você pode carregar um carro elétrico.

Tipos de estação de carregamento

Existem quatro classificações de cobrança:

Modo 1. Carregamento lento ou, se mais simples, uma tomada normal de 220 volts. Este tipo de carregamento é muito lento, o carregamento é capaz de carregar um veículo elétrico a uma velocidade de 2 kW / h, ou seja, se você tem um carro com bateria de 20 kW, então até 80% da carga você vai precisar de 10 horas, até 100% 12 horas (os últimos 20% são as cargas do carro especialmente por muito tempo, isso é feito para economizar a bateria). Mas há uma condição – o aterramento deve ser conectado à tomada, na maioria das vezes o “zeramento” é conectado com o qual o carro elétrico não será carregado!

Modo 2. Estação de carregamento CA padrão, que é usada em casa e em postos de gasolina elétricos. Adequado para quase qualquer tipo de veículo elétrico, com plugue tradicional e sistema de proteção dentro do cabo. O tempo de carregamento de um carro elétrico padrão é de até 8 horas.

Modo 3. O tipo mais poderoso de estação de carregamento, ao carregar com corrente alternada. Este é o melhor tipo de carregador para uso privado. Os carregadores são equipados com um cabo ou um conector Tipo 1 – para uma rede monofásica (potência de até 7,4 kW) ou Tipo 2 – para uma rede trifásica (até 22 kW)

Modo 4. Estas são as estações de carregamento mais potentes, com potência de 50 a 250 kW, capazes de carregar qualquer carro em 15-30 minutos. Que estão instalados em postos de gasolina.

Para uso doméstico (doméstico), estão disponíveis estações de carregamento Modo 1, Modo 2 e Modo 3. Uma grande seleção de carregadores para veículos elétricos é apresentada em nosso catálogo.

Neste artigo, descrevemos resumidamente os fundamentos, sem os quais a operação completa de veículos elétricos é impossível. No segundo artigo, descreveremos como configurar sua estação de carregamento pessoal.